NotíciasSaúde

Cuidados na observação de eclipse Solar

os eclipses solares ocorrem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra no planeta. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada de umbra. Ao redor da umbra é definida a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada.

Se o observador estiver na faixa estreita da Terra atingida pela umbra, ele verá o eclipse total. Se você estiver na área afetada pela penumbra, você a verá como parcial. “E nos casos em que não há definição de umbra, temos apenas um eclipse parcial.”

Em média, um eclipse total do Sol ocorre a cada 18 meses, mas como eles são visíveis apenas em uma faixa estreita sobre a Terra, eles parecem muito raros.

A observação de eclipses solares nunca deve ser feita a olho nu, nem com óculos de sol, chapas de raios X ou filmes fotográficos, pois o brilho e o calor do Sol podem danificar seriamente a retina.Uma sugestão dada por especialistas é de que interessados em fazer esse tipo de observação procurem, em lojas de ferragens ou de materiais de construção, o chamado vidro de solda. A tonalidade desse vidro deve ser, no mínimo, 14. O vidro deve ser colocado diante dos olhos para uma observação segura do Sol.

Uma sugestão dada por especialistas é que os interessados ​​em fazer esse tipo de observação procurem o chamado vidro de solda em lojas de ferragens ou materiais de construção. A tonalidade deste vidro deve ser de pelo menos 14. O vidro deve ser colocado na frente dos olhos para uma observação segura do Sol.

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.