NotíciasSaúde

Secretaria de saúde alerta sobre febre Maculosa em Minas

A febre maculosa é uma doença endêmica em Minas Gerais, este ano (2023) já foram confirmados 11 casos e registrado quatro óbitos. A doença é causada por bactérias do gênero Rickettsia e transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela.

O período de incubação da doença no ser humano é de aproximadamente 2 a 14 dias. A febre maculosa é registrada em todo o estado de Minas Gerais, mas é mais comum nas regiões Centro, Vale do Aço, Leste e Leste do Sul. Todo caso suspeito requer notificação compulsória à autoridade de saúde e investigação epidemiológica devido à gravidade da doença.

Os sintomas da febre maculosa incluem febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, além de paralisia dos membros. Com a evolução da doença, podem surgir manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos.

O tratamento é realizado com antibióticos e deve ser iniciado precocemente para evitar complicações e óbitos. Apesar de o número de ocorrências deste ano em Minas Gerais estar dentro do esperado, a febre maculosa apresenta um alto índice de letalidade, o que reforça o alerta da SES-MG.

Embora ocorra com mais frequência nos períodos de seca, especialmente entre os meses de abril e outubro, os casos podem ser notificada durante todo o ano. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destaca a importância da prevenção e do controle do parasita transmissor, já que não existe vacina disponível contra a doença.

Medidas de prevenção:

A prevenção da febre maculosa é fundamental para evitar a doença. A SES-MG oferece algumas orientações importantes, especialmente para pessoas que frequentam áreas onde há animais silvestres e realizam atividades em campos, pastos ou em contato com animais infestados pelo carrapato transmissor:

– Utilize repelentes à base da substância Icaridina, que são eficazes na prevenção de picadas por carrapatos.

– Use roupas de cor clara, vestimentas longas e calçados fechados, preferencialmente com meias brancas e de cano longo.

– Utilize equipamentos de proteção individual nas atividades ocupacionais que envolvam capina e limpeza de pastos.

– Evite se sentar ou deitar em gramados durante atividades de lazer, como caminhadas, piqueniques e pescarias.

– Examine o corpo periodicamente para verificar a presença de carrapatos e remova-os imediatamente para reduzir o risco de infecção.

– Retire os carrapatos com leves torções e com o auxílio de pinça, evitando o contato com as unhas e o esmagamento do animal.

– Realize a utilização periódica de carrapaticidas em cães, cavalos e bois, de acordo com as recomendações de um médico veterinário.

– Promova a limpeza e capina periódica de áreas de vegetação que possam abrigar carrapatos.

A febre maculosa é uma doença grave que ocorre em Minas Gerais, e a prevenção é a melhor forma de evitá-la. A SES-MG destaca a importância de adotar medidas de proteção contra carrapatos e estar atento aos sintomas da doença. Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível reduzir complicações e óbitos relacionados à febre maculosa. A população deve estar consciente da necessidade de prevenção e agir de forma responsável para proteger sua saúde.

Links

Fonte: SES-MG

Outras notícias sobre saúde

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.