Boletim PolicialNotícias

Polícia federal faz operação contra remédio falsificado

Nomeada de Operação Autoimune, foi deflagrada nesta quinta feira (17) uma operação conjunta da polícia federal e a ANVISA contra remédios falsificados. As investigações iniciaram após uma apreensão no Aeroporto Internacional de Campo Grande/MS de várias caixas de medicamentos sem documentação.

A operação Autoimune tem como objetivo desarticular um esquema clandestino de importação e comercialização de medicamentos falsificados e de origem estrangeira. Durante a operação foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Medicamentos de origem irregular não têm qualquer garantia sobre suas condições de qualidade. Mesmo nos casos em que a Anvisa autoriza a importação de forma excepcional de produtos sem registro no país é necessário o cumprimento de procedimentos para que se garanta a segurança dos pacientes.

O nome da operação se deve ao emprego dos medicamentos importados no tratamento de diversas doenças autoimunes, ou seja, patologias nas quais o sistema imunológico ataca células saudáveis, levando ao desenvolvimento dos mais variados sintomas.

Links

Anvisa

Polícia Federal

Mais notícias

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *