Cai para 23h tempo médio de abertura de empresas no Brasil
No segundo quadrimestre deste ano, o tempo médio do Brasil para abrir um negócio caiu para 23 horas, este é o menor tempo registrado no país. Estes são dados do Painel Mapa de Negócios, divulgados sexta-feira (9) pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade da Sepec.
Comparado com o primeiro quadrimestre, o país registrou uma queda de 17 horas (42,5%) no tempo médio. Se compararmos com o mesmo período do ano anterior a queda é de um dia e 17 horas (64,1%).
Em julho deste ano, o tempo médio de abertura de empresas no Brasil já havia sido reduzido para um dia e duas horas, retração de cinco horas em relação a junho, quando foi registrado um dia e sete horas.
A partir de julho de 2018, as empresas brasileiras abriram em apenas um dia e duas horas. Essa foi uma redução de cinco horas em relação a junho de 2018, quando já havia sido observado um dia e sete horas.
A diminuição do tempo médio de abertura de uma empresa se acentua ainda mais quando se observa a evolução da série histórica. Em comparação com o início de 2019, caiu 4 dias e 10 horas (82,2%).
Em outras palavras, a métrica está registrando atualmente menos de um quinto do tempo. Os dados de duração média incluem o tempo médio para consulta prévia de viabilidade e o tempo médio para registro da empresa.
Além disso, o atual tempo médio alcança meta prevista para ser atingida somente em dezembro deste ano.
O material da Sepec mostra também que o país registrou 1.379.163 empresas abertas no segundo quadrimestre de 2022 – aumento de 2% em relação ao primeiro quadrimestre do ano. O país encerrou o mês de agosto com 20.144.767 empresas ativas.
Para saber mais detalhes acesse o site da FENACOM. Acompanhe a atualização destas informações diretamente no portal Painel Mapa das empresas, link abaixo.
Pingback: bs e saa abertura empresa