Notícias

Brasil é líder mundial em do desmatamento de áreas naturais

em relatório divulgado pela ong Global Forest Watch mostra que o Brasil lidera o desmatamento de matas nativas. Por meio de mapeamento feito há 20 anos através de análise de imagens de satélites, a ong apontam que desde o ano de 2016 o Brasil vem destruindo áreas gigantes de floresta, com taxa acima de 1 milhão de hectares.

Segundo informações divulgadas, em 2021 o nosso país foi responsável por 40% do desmatamento global, em números absolutos o Brasil perdeu cerca de 1,5 milhão de hectares (15.000 km²) das chamadas florestas naturais.

O desmatamento é uma ação que acontece mundo afora, sendo que em 2021, o homem destruiu 3,75 milhões de hectares de áreas naturais, atrás da liderança do Brasil os países que mais desmataram foram a República Democrática do Congo, seguida pela Bolívia, Indonésia e Peru.

A Global Forest Watch alerta para as consequências que podem ter esses desmatamentos desenfreados, segundo a organização “a floresta Amazônica está perdendo resistência e pode estar mais perto de um ponto de inflexão do que se pensava anteriormente”, os efeitos dessas alterações ambientais provocam o aumento das emissões de gases de efeito estufa e como resultado podem levar a sociedade a enfrentar sucessivas crises ecológicas, econômicas, financeiras, políticas, urbanas e de abastecimento já no século 21, dizem estudos.

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *