NotíciasSaúde

Café faz bem ou faz mal ?

Como tudo na vida é uma questão de dosagem como café não é diferente, essa bebida que se tornou um símbolo brasileiro é uma das bebidas mais consumidas no mundo e quando ingerida com moderação pode trazer, segundo pesquisadores da escola de Saúde de Harvard, inúmeros benefícios para o ser humano.

O cafezinho é uma bebida rica em diversos nutrientes que ajuda em processos importantes do nosso corpo, como o fortalecimento do coração, o desenvolvimento das funções cerebrais, além de aumentar o poder de remédios anestésicos no organismo.

O café é rico em o ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide, substancias que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que contribuem para a redução de glicose e insulina no pâncreas o que faz dele um aliado no combate a diabetes. Estudos sugerem também que o consumo desta bebida pode ajudar a combater e prevenir tumores que causam, por exemplo, câncer de mama, de pele, de próstata e de cólon. Outro benefício da bebida é sua condição “termogênica”, ou seja, o consumo de café acelera as reações metabólicas do organismo, essa função faz aumentar o gasto calórico e contribui para a queima de gordura corporal.

Mas nem tudo são flores, o café também tem seu lado negativo, o principal deles é que a cafeína muito presente nesta bebida dificulta a absorção de substâncias importantes para o nosso corpo, principalmente vitaminas e minerais como ferro. Esta mesma substancia é um estimulante que gera muita energia ao organismo o que pode tirar o sono das pessoas, por isso, não é aconselhado para pessoas que sofrem com insônia.

Tomar café faz bem, mas beba com moderação e sobre isso a OMS indica que a quantidade de café adequada varia entre três e quatro xícaras de 50 ml por dia para pessoas saudáveis e que crianças, gestantes, mulheres tomando pílula anticoncepcional devem evitar o consumo. Já pessoas que sofrem de ansiedade, glaucoma, incontinência urinária, osteoporose e Síndrome do Intestino Irritável devem consultar seus médicos antes de beber.

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *