NotíciasSaúde

Fones de ouvido um perigo para sua saúde

A audição é um dos sentidos humanos mais importantes e o uso sem moderação de fones de ouvidos pode comprometer seriamente nosso aparelho auditivo. O maior problema é o nível de volume que pode estressar as células da orelha e progressivamente levar a perdas auditivas irreversíveis.

O mau uso de aparelhos de som portáteis e smartphones e à exposição a ruídos intensos em festas, casas noturnas e eventos esportivos é um problema que afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo com o risco de perder audição.

Especialistas apontam que os fones de ouvido não precisam ser banidos, na verdade é simples de evitar estes problemas, basta que o aparelho seja usado de maneira consciente, limitando o volume e o tempo de uso e escolhendo modelos adequados.

A dica número um para um uso adequado dos fones é quando ao volume do som, o ideal é manter o som a um nível confortável, que chegue, no máximo, a quase metade da intensidade máxima de volume do aparelho.

Segundo a OMS outra dica é controlar o tempo de uso, o ideal é limita-lo a no máximo uma hora por dia, além disso é preciso ter cuidado com o intra-auricular, modelos de fones que que entra direto no canal auditivo transmite a intensidade do som diretamente na parte interna da orelha, sem proteção.

Um bom investimento para quem gosta de fones é comprar um com bloqueador de ruídos externos, pois em locais barulhentos é comum a pessoa aumentar o volume do aparelho para superar os ruídos externos e o bloqueador evita que isso seja necessário.

A unidade de medida para intensidade de som é o decibel (dB) e a maioria dos aparelhos portáteis tem em seu volume máximo uma potência de 75 a 105dB, mas alguns podem chegar a 135dB, contudo a faixa de som confortável para a audição é de 0 a 50 dB o que corresponde a intensidade média de uma conversa.

A partir de 50 a 80 dB entramos em um nível de Atenção, após uma hora de exposição a esta intensidade de ruido é necessário um repouso de até 2 horas, já na faixa de 80 a 110 dB entramos no Nível de risco e o tempo em que podemos ser expostos a esse volume não deve exceder a 15 minutos. Acima dessa faixa de 110db entramos no nível de Dor e o mesmo pode causar dores e traumas no aparelho auditivo.

Fonte: OMS – Organização Mundial da Saúde

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.