NotíciasPolítica

Números do CAGED contrasta campanha publicitária da prefeitura

Para comemorar os 83 anos da cidade, a prefeitura de Santo Antônio do Amparo lançou uma campanha com o tema “O Futuro Chegou”, na peça publicitária o executivo da forte ênfase na industrialização do município, o problema são os números do CAGED mostrando uma realidade contrastante com essa narrativa.

Enquanto o paço municipal investe pesado na rede para dizer que trabalha para gerar emprego por meio fabril, os números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que em 2022 a indústria local foi a que mais desempregou na cidade.

Segundo CAGED, só esse ano, o setor fechou 32 vagas município, comparando os números atuais com os do início da atual gestão, a geração de emprego pela indústria local encolheu 6,36%. No final de 2020 o setor empregava 330 pessoas e pelos últimos números divulgados, a quantidade de carteiras assinadas no setor caiu para 309.

O setor industriário que mais emprega no município é o alimentício com 31% das vagas, nesta área se destaca laticínios e fabricação de alimentos para animais. Em segundo lugar, com 28% das vagas do setor, estão as confecções de artigo de vestuário e acessório, seguido pela Fabricação de produtos de metal, máquinas e equipamentos, responsável por 21% dos empregos no setor.

Veja abaixo em quais áreas a indústria local se concentra e descubra a variação entre o saldo de empregos em dezembro de 2020 pelos valores publicados para abril de 2022:

SETOR DA INDUSTRIA20202022VARIAÇÃO
Captação, tratamento e distribuição de Água3635 -2,77%
Coleta, tratamento e Disposição de Resíduo2214 -22,22%
Confecção de Artigos do vestuário e Acessório8778 -10,34%
Fabricação de produtos alimentícios
. Laticínios
. fabrica alimento para animais
. Torrefação e moagem de café
. Outros
106
59
30
13
4
97
51
32
13
1
 -8,49%
Fabricação de produtos de metal, máquinas e equipamentos6669 +4,54%
Fabricação de produtos minerais não metálicos67 +16,66%
Fabricação de produtos de Madeira79+28,57% 

Enquanto a administração vende a ideia de uma nova matriz econômica, setores tradicionais, que sempre foram a base da economia local seguem em expansão. Nos quatro primeiros meses do ano o agronegócio cresceu 12,31% e segue em constante transformação de um modelo rudimentar para outro cada vez mais tecnológico.

O comercio local é outra estrela solitária, enquanto no Brasil o setor encolheu 0,36%, no município ele cresceu 1,91%. Este setor chama a atenção por manter um crescimento retilíneo a mais de 6 anos, e, sem incentivo político, é atualmente uma das áreas que mais  emprega na cidade, contando atualmente com 426 pessoas com carteira assinada.

Opinião: "Torcemos para que Santo Antônio do Amparo viva momentos de pleno emprego, não temos preferencia por setor; desde que empregue as pessoas, principalmente as mulheres, estaremos felizes, o que não concordamos é que se distribua ilusão ou que foque em uma área e abandone outros, principalmente quando essas outras são as que vem mantendo a cidade de pé".

Os números informados neste poste são públicos e podem ser consultados por qualquer pessoa no site do Ministério do Trabalho e emprego (link abaixo).

Link

Portal do novo CAGED

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *