Boletim PolicialNotícias

Informação | Aumenta a violência em Santo Antônio do Amparo

Enquanto a maioria das cidades do entorno de Santo Antônio do Amparo comemora a redução da criminalidade, os amparenses vivem uma escalada dos casos no município. Os números são baseados nos dados publicados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e estão atualizados até 22/07/2022.

Segundo apurado pelo blog, nos primeiros seis meses de 2022, quando comparados com o mesmo período do ano anterior, em Santo Antônio do Amparo os casos violentos cresceram 57,14%, já a violência domestica e familiar contra a mulher cresceram 22,7% no período.

Nota: Para fins de classificação, são considerados Crimes Violentos a soma dos registros (tentado e Consumado) de Estupro; Extorsão; Extorsão Mediante Sequestro; Homicídio; Roubo; Sequestro e Cárcere Privado.

Números apurados para o 1º semestre de 2022

No período de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano no município foram registrados:

  • 1 caso de Estupro de Vulnerável;
  • 2 casos de homicídios sendo um feminicídio;
  • 2 casos de roubos a estabelecimentos comerciais;
  • 1 caso de roubo a transeunte;
  • 4 casos de roubos de veículos;
  • 1 caso de tentativa de roubo.

Chama a atenção o número de veículos roubados na cidade. A quantidade supera a soma total dos últimos 3 anos e é maior que o total anual até 2015, último ano consultado.

A notícia boa é a baixa no número de furtos. No primeiro semestre do ano foram registrados 36 casos, o que representa uma queda de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os principais alvos de furtos na cidade foram:

  • 16 furtos a estabelecimentos comerciais;
  • 14 furtos a residências;
  • 4 furtos a veículos;
  • 2 furtos a transeuntes;
Nota: Furto e Roubo são crimes contra o patrimônio, a diferença entre os dois está no modo operante. No caso de furto não há emprego de violência, já em casos de roubo o crime e praticado por meio da coação da vítima por meio do emprego de violência e/ou ameaça.

Outro número triste da Cidade são os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, no mesmo período a cidade registrou 54 casos.

Comparação com outros municípios

Para efeito de comparação foram escolhidas outras três cidades próximas a Santo Antônio do Amparo que possui um quantitativo populacional parecido.

Nota: Conforme divulgado junto com os registros de casos de violência pelo site da SEJUSP, as cidades acima apresentam o seguinte contingente populacional: Perdões: 21.577; Santo Antônio do Amparo: 18.697; Bom Sucesso: 17.612; Carmópolis de Minas: 19.756.

As informações acima estão disponibilizadas na pagina da SEJUSP-MG na internet e podem ser consultados por qualquer pessoa pelo link abaixo.

Links

SEJUSP

Página inicial do blog

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *