EducaçãoNotícias

ENEM 2022 | Notas do Enem já podem ser consultadas

O INEP divulgou na madrugada desta quinta-feira, 9 de fevereiro, as notas do ENEM (2022). O resultado era esperado por mais 2,3 milhões de pessoas que fizeram a prova nos dias 13 e 20 de novembro do ano passado.

Para visualizar a nota é necessário acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Com as notas do exame é possível participar dos programas como SISU, PROUNI e FIES.

As notas do ENEM também são usadas em processos seletivos de diversas Instituições de ensino públicas e privadas. Alunos que desejam cursar ensino superior em Portugal também podem usar a nota do exame instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame para entrar em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

O espelho das redações, juntamente com o resultado de treineiros (estudantes que não concluíram o ensino médio) serão divulgados em abril.

 As notas do ENEM são calculadas com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O modelo de avaliação TRI leva em consideração a particularidade de cada item e não uma média de pontos distribuídas pelo total de acertos. Esse sistema pode fazer com que duas pessoas com a mesma quantidade de acertos recebam notas diferentes a depender das questões que cada pessoa acertou distintamente.

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada anualmente pelo Ministério da Educação do Brasil com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio em diversas áreas do conhecimento, como matemática, ciências da natureza, humanas e sociais, além de habilidades como a capacidade de compreensão e interpretação de textos e a capacidade de resolução de problemas.

Além de avaliar o conhecimento do participante, o ENEM também serve como uma ferramenta para medir a qualidade do ensino médio no país e ajudar na identificação de pontos fracos e fortes do sistema educacional.

A prova é usada como uma forma de seleção para o acesso a programas de bolsas de estudo em universidades públicas e privadas, tanto no Brasil como no exterior.

Em resumo, o ENEM é uma prova de extrema importância para a educação brasileira, pois contribui para a melhoria da qualidade do ensino, ajuda na seleção de estudantes para programas de bolsas de estudo e oferece uma oportunidade para os estudantes avaliarem seus conhecimentos e habilidades.

Links

Saiba Mais sobre o ENEM

Notícias sobre educação Blog do João

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.