EducaçãoNotícias

SISU 2023 | Informações importantes para Inscrição

Os interessados a se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada) de 2023 precisam ficar atento as datas, este ano o período de inscrições vai coincidir com o carnaval brasileiro. As inscrições para o SISU de 2023 começa dia 16 e vai até dia 24 de fevereiro.

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa do governo federal que oferece acesso a vagas em universidades públicas de todo o país. Para se inscrever no programa o candidato precisa ter feito o ENEM 2022, não ter tirado zero na prova de redação e não ter declarado condição de treineiro.

A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no gov.br.

No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, sendo considerada válida apenas a última inscrição registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Fique atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.

Cronograma do SISU 2023

Período de Inscrições16 a 24/02/2023
Resultado da chamada Regular28/02/2023
Matrícula da chamada regular28/02 a 08/03/2023
Prazo para participar da Lista de espera28/02 a 08/03/2023
Convocação dos candidatos em esperaA partir de 13/02

A cada ano, milhões de estudantes se inscrevem no SISU em busca de uma vaga em uma universidade pública, e a competição é intensa. No entanto, o SISU tem sido amplamente elogiado por ser uma forma justa e democrática de seleção de estudantes para universidades públicas, pois não requer taxas de inscrição nem cobra valores elevados pelo acesso à educação.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, ainda, de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o sistema faz, automaticamente, o cálculo e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato.

Link

Como se inscrever no SISU

Pagina de Inscrição do SISU 2023

Notas do ENEM 2022

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.