EmpreendedorismoFinançasNotícias

PRONAMPE | Compensa o MEI pegar esse dinheiro?

Criado para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e evitar demissões durante a pandemia. O PRONAMPE se tornou um programa permanente e agora também disponível para MEIs.

Com a possibilidade de participar do programa, muitos micro empreendedores estavam ansiosos para usar os benefícios do crédito para ampliar seus negócios.

Com a publicação Portaria RFB nº 191 (29/06), os pequenos empreendedores já podem solicitar empréstimo por meio do PRONAMPE.

O recurso pode ser usado para investimento, pagamento de dívidas, ampliação de negócios, etc., a única vedação é o uso para distribuição de lucros aos sócios.

Condições do empréstimo

A taxa de juros aplicadas ao programa são a SELIC mais 6% ao ano. O valor pode ser dividido em 48 vezes, com carência de até 11 meses para começas a pagar.

O empréstimo pode ser feito com qualquer agência financeira. Contudo, antes de dirigir a uma agência, é necessário compartilhar as informações de faturamento da sua empresa com o banco. O compartilhamento de informações é feito através do portal e-CAC.

Como Fazer o Compartilhamento

Para acessar o e-CAC você precisará ter um certificado digital ou uma conta ouro ou prata no GOV, se você tiver dúvidas é só consultar um contador.

Acessando o portal do e-CAC (Link), na aba de serviços, clique no botão “Outros”. Dentro da aba que se abre abaixo, clique em “Autorizar Compartilhamento de Dados”, abrirá uma nova guia que mostrará seus compartilhamentos cadastrados, e a opção “Nova autorização de compartilhamento de dados”. Para fazer o compartilhamento clique nela e siga os quatro passos mostrados na tela.

OBS: Caso o banco pesquisado não seja encontrado na relação de destinatários, será preciso entrar em contato com sua agencia para verificar a adesão ao sistema.

É vantajosa as condições dessa modalidade de empréstimo?

Em comparação com qualquer outra modalidade de crédito bancário, o PRONAMPE é a melhor opção para quem precisa.

Com as condições do programa muitos MEIs pretendem usar o recurso para ampliar o negócio ou investir em um novo segmento. Caso a intenção seja essa, é sempre recomendável ter um plano de negócio antes.

Olá, aqui é o João, quero agradecer pela sua leitura, além deste conteúdo há outros que podem ser útil ao seu negócio, então antes de sair, não deixe de dar uma olhada nos outros post.

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *