Substancia em medicamentos anti-hipertensivo pode causar mutação genética
A Anvisa suspendeu de forma cautelar e determinou o recolhimento de vários medicamentos a base do princípio ativo losartana por presença de substancia com potencial mutagênico.
A losartana é um princípio ativo muito de uso seguro e muito eficaz no combate a hipertensão e a insuficiência cardíaca amplamente usado no Brasil e no mundo.
A substância encontrada acima dos níveis de segurança nos medicamentos é conhecida como azido e surge durante o processo de fabricação, segundo especialista seu uso em excesso pode causar alteração no DNA de uma célula.
A presença do contaminante no medicamento foi descoberta em setembro de 2021 e desde então a agencia tomou diversas medidas para proteger os consumidores.
Além da agencia brasileira, outros países como a Alemanha, Canadá, Estados Unidos entre outros também mandaram recolher lotes do medicamento.
A partir da decisão da Anvisa os medicamentos suspensos não poderão mais ser comercializados e as empresas tem 120 dias para recolher os produtos.
As pessoas que fazem uso do medicamento não devem interromper o tratamento, quem precisar adquirir o produto será atendido com outros lotes do produto que não foram interditados ou recolhido
Para saber mais sobre isso, acesse a publicação oficial do governo federal no link www.gov.br/anvisa/