NotíciasPolítica

Qual é o tamanho da Força aérea russa?

Com a fim da antiga União Soviética todos os equipamentos de guerra soviético foram divididos para as quinze nações que se tornaram independente, contudo, a Rússia recebeu a maioria desse equipamento e do efetivo militar, o que a transformou sua força aérea na segunda maior do mundo neste quesito, mas se engana quem pensa que os russos só possuem aviões velhos e ultrapassados, sua força militar possui aviões de última geração, isso aconteceu no começo do século XXI, quando governo russo iniciou um projeto de ampla modernização do arsenal das forças armadas. Na força aérea, novos helicópteros e aviões começaram a ser introduzidos no serviço ativo, como os avançados Ka-52 e o Sukhoi PAK FA. Caças antigos, como o Su-27 e o MIG-29 receberam novos aviônicos e melhorias

A quantidade de equipamentos da força aérea russa é imprecisa, mas há uma estimativa de que o pais possuía cerca de quase 4 mil aeronaves em 2015. Curioso que segundo informações do próprio Ministério da Defesa russo, os equipamentos modernos de sua força aérea representava 35% do inventário em 2014 e em 2017 o valor divulgado dava conta de que a modernização era de 72%.

Os russos também investem pesados nos seus no treinamento e na experiência de voo, as estimativas fornecidas pelo IISS mostram que os pilotos de têm em média 60 a 100 horas de voo por ano e os pilotos que voam em aeronaves de transporte em média 120 horas.

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.