ContabilidadeNegóciosNotícias

MEI | Regularização da DASN após vencimento

Os Micro Empreendedores que não enviaram a Declaração Anual Simplificada (DASN-MEI) até 30/06/2022 ainda pode regularizar a situação.

A falta da prestação de contas no prazo estará sujeita à multa de 2% ao mês, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados ou ao mínimo de R$ 50 Reais que se paga no prazo cai pela metade.

Além da multa o empreendedor só conseguirá gerar a guia de arrecadação mensal após entregar a declaração. A falta de pagamento da guia no prazo levará ao pagamento de mais multa, o bloqueio de benefícios previdenciários e o impedimento de parcelar débitos de outros períodos.

A falta de regularização impossibilita o empreendedor de ter acesso a serviços financeiros como PRONAMPE, de participar de licitações e outros eventos que dependam da certidão de regularidade.

O envio da declaração pode ser feito pelo Portal Simples Nacional ou através aplicativo APP MEI. As principais informações a serem apresentadas são as receitas obtidas durante o ano, segundo os diferentes tipos de atividades, como comércio, indústria e prestação de serviços.

O empreendedor que precisar de ajuda pode solicitar orientações do SEBRAE pelo telefone 0800570800 ou consultar um profissional de contabilidade da sua confiança.

Aproveite sua visita aqui no blog e aprenda como vender e contratar com órgãos públicos. Temos diversos avisos de licitações e um passo a passo que pode te ajudar nesse processo, links abaixo.

Links

Simples Nacional

Passo a passo de uma licitação

João Avelar

Jornalista Blogueiro, formado em ciências contábeis e especialista em Gestão Pública Municipal com mais de uma década de experiencia no setor público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *