Política e Adm. Pública

Água de Santo Antônio do Amparo vai ficar mais cara

A empresa Águas de Santo Antônio do Amparo encaminhou ofício a agencia reguladora solicitando a realização de estudo econômico-financeiro com propósito de reajustar as tarifas de serviços públicos de água e esgoto do município. O pedido está de acordo com contrato de concessão que a empresa tem com o município.

O último reajuste aconteceu em março de 2022, quando foi concedido a empresa o direito de aplicar a correção percentual de 8,61%, linearmente, aos valores cobrados. Antes disso, em fevereiro de 2021, a empresa aplicou correção percentual de 5,67%.

Vale ressaltar que o reajuste tarifário tem como objetivo manter o valor real das tarifas originalmente pactuadas, levando em o aumento de custos do prestador do serviço. Para aplicação do reajuste existe uma metodologia pré-definida na Cláusula Décima Quinta do contrato.

A metodologia aplicada utiliza-se de uma formula matemática que usa como elementos de ponderação com o Índice de Mão de Obra do INCC, publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a variação do preço da tarifas de energia Grupo A, praticado pela CEMIG, e a variação do IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado, também publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Conforme nota técnica 227/2023 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais ARISB-MG a aplicação da formula resultou em uma proposta de reajuste de 5,93%. (cinco virgula noventa e três por cento). Coincidentemente o valor da equação foi idêntico ao INPC acumulado em 2022 divulgado pelo IBGE.

Links

Nota técnica 227/2023 ARISB

Site Águas de Santo Antônio

Site da Agencia Reguladora

Outras Notícias do Blog

João Avelar

Jornalista Blogueiro, apaixonado por Minas Gerais.

Descubra mais sobre Blog dos Mineiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading