Existe diferença entre sentimento e complexo de Inferioridade?
o sentimento de inferioridade é inerente ao ser humano, uma pessoa pode se sentir fisicamente inferior a outra pessoa, aparentemente menos atraente, ou até mesmo menos inteligente que outro ser humano, não há nada de errado nisso, isso é que chamamos de “insight de Adler”. Segundo esse conceito, o sentimento de inferioridade é a maior causa da psicologia do comportamento humano, isso acontece porque à medida que a psique tenta compensar esses sentimentos ela faz com que o indivíduo se adapte ou supere essa visão de diferença.
Uma pessoa que se sente fisicamente inferior a outras pessoas, por exemplo, pode a partir deste sentimento passar a praticar esportes ou então evitar atividades físicas e passar a dedicar a outras, um exemplo citado por Adler é a história do grande orador ateniense, Demostenes, cuja história conta que antes de ser referencia ele superou a gagueira que tinha desde criança.
O complexo de inferioridade pode aparecer quando os sentimentos normais de inferioridade são suprimidos, relegados ao inconsciente. Em termo psicanalíticos, o complexo é uma força inconsciente que age sobre o cociente de modo nada saldável atrapalhando o desenvolvimento
O Doutor Alfred Adler, pioneiro no estudo neste campo de estudo, tomou o cuidado de separar os sentimentos normais de inferioridade do complexo de inferioridade, contudo esta separação se perdeu com a apropriação popular do termo. Embora o nome de Adler seja pouco conhecido pelas massas hoje, ele contribuiu muito com psicoterapia moderna, suas teorias e vocabulários está muito presente nos aspectos da chamada psicologia popular.